Índice
A DIFERENÇA ENTRE ECOMMERCE E DROPSHIPPING
Sabemos o quanto o mercado digital tem crescido, e com isso platarfomras de vendas online tem surgido cada vez mais tanto pelo ecommerce e pelo dropshipping.
Devido a demanda de produtos de fácil acesso e também a grande oportunidade de comprar e adquirir algo sem nem se quer sair de casa. O mundo hoje está na palma da mão e tudo quanto precisamos está ao nosso alçance, praticamente tudo hoje se compra pela internet e através de um pequeno smartphone.
Você está pensando em abrir algum negócio virtual? Saiba que o investimento é bem mais baixo do que um negócio físico e vale lembrar que o Ecommerce e o Dropshipping são os dois tipos de negócios mais usados no ambiente online, uma vez que para se trabalhar nessa área o seu custo é bem menor, pois a própria ferramenta “web” possibilita rapidez e menos investimento em relaçao ao físico, portanto é uma ótima oportunidade abrir um negócio digital. Vamos descobrir mais sobre essas duas modalidades.
O QUE É ECOMMERCE?
Na tradução orginial a palavra significa “comércio eletrônico, ou seja, tudo aquilo que se pode vender ou comprar num ambiente online na web.
Para ser mais claro, temos alguns exemplos: lojas online, aplicativos de compra e vendas, delivery de comidas, dentre outros. Tudo funciona através de programas, sites e alguns outros utilitários.
É importante esclarecer que o Marketing Digital é de suma importância para o ecommerce, uma vez que o produto ou serviço é oferecido de forma online, o marketing digital é a maior ferramenta de divulgação no ambiente online, usar as técnicas de marketing digital vai ajudar bastante a alavancar sua marca e suas vendas.
COMO DE FATO FUNCIONA UM ECOMMERCE?
É muito simples!
Para o comprador: O mesmo se interessa por um produto e procura na web, vai la acessa sites e links , efetua a compra com as formas de pagamento exigidas pelo vendedor e aguarda a entrega, é importate entender as diversas promoções oferecidas pelo vendedor como frete grátis, cupons, prazos.
Para o vendedor: É um pouquinho diferente, primeiro ele deve criar a loja online com as melhores imagens, com as melhores estrategias para atrair o cliente, em seguida ir em busca de fornecedores dos produtos que serão vendidos, depois disso é investir em publicidade e propaganda juntamente com estratégias de marketing digital, e para finalizar deve ser visto a questão dos fretes e melhor forma de entrega pra o cliente.
O QUE É DROPSHIPPING
Na tradução original a palavra Dropshipping significa: “largar a remessa”, ou seja, a própria palavra gera uma responsabilidade de um intermediador de vendas.
o Dropshipping é uma nova modalidade que faz parte do ecommerce, diferentemente do vendedor do ecommerce que se responsabiliza desde o início da venda até a entrega no endereço do comprador, o Dropshipping só é responsável pela intermediação da venda, ou seja, ele é responsável por vender, apenas oferecer o produto, vender e receber uma comissão por cada venda efetuada.
PARA QUE SERVE?
O Dropshipping é um negócio digital e serve para oferecer produtos através da Web, o grande diferencial é que a responsabilidade do envio dos produtos é apenas dos fornecedores e não do intermediador.
É muito importante ter fornecedores de confiança, uma vez que o Dropshipping é o vendedor a entrega indiretamente o qualifica ou desqualifica quanto a avaliação do comprador. Na maioria das vezes os fornecedores são de outros países e os produtos demoram entre 30 a 60 dias até a chegada.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA O DROPSHIPPING
Primeiramente deve ser criado a loja virtual, e uma das plataformas mais conhecidas para Dropshipping é a Shopify.
Em seguida é hora de escolher os fornecedores e com muito cuidado e atenção pois isso pode influenciar na perfomance de suas vendas. O fornecedor irá mostrar o estoque de produtos disponíveis para o dropshipping ofertar na sua loja virtual.
Em caso de produtos com defeitos ou devolução vale lembrar que é de única responsabilidade dos fornecedores e não do Dropshipping.
ECOMMERCE X DROPSHIPPING
A maior diferença entre ambos é a forma de venda e entrega de produtos. No ecommerce a venda num todo do começo ao fim é de responsabilidade do vendedor lojista, já noi dropshipping a responsabilidade é apenas com a venda, a entrega é de única responsabilidade do fornecedor.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO DROPSHIPPING
VANTAGENS:
– Baixo investimento
– Não precisa de espaço físico
-Não tem custos com entrega
-Retorno rápido
DESVANTAGENS:
-Falta de controle de tempo de entrega
-Não controlar estoque
-Não poder ter contato com a mercadoria
VANTAGENS E DESVANTAGENS EM TER UM ECOMMERCE
VANTAGENS:
-Vendedor de maior confiança
-Trabalha mais próximo do produto
-Maiores canais de venda
-Maior visibilidade
-Melhor controle de negócio
DESVANTAGENS:
-Requer mais tempo e dedicação
-O envio de mercadoria é de responsabilidade do lojista
-Qualquer problema é de responsabilidade do lojista
Esses são apenas alguns pontos positivos e negativos que com a dedicação, atenção e cuidado você consegue se adaptar e construir um bom negócio digital.
A office Cont é especialista em negócios digitias e estamos aqui prontos para cuidar do seu negócio.